Até que ponto e como elas ajudam o usuário a interagir com sistemas computacionais?
Metáforas nos ajudam a construir modelos mentais sobre o artefato com o qual interagimos e, muitas vezes, nos permite usar conhecimento de objetos concretos, familiares e experiências anteriores para dar estrutura a conceitos mais abstratos.
Pessoas usando um software editor de textos pela primeira vez vêem similaridade com a máquina de escrever – ambos têm elementos em comum: um teclado, barra de espaço, tecla de retorno. Ambos têm, também, relações em comum: somente um caractere pode ser teclado por vez, ao pressionar-se uma tecla, o caractere
correspondente aparece em um meio visível, etc. Essa similaridade é que permite que o sujeito ative o modelo mental da máquina de escrever para interpretar e predizer como o editor de textos funciona. Elementos e relações são, portanto, carregados de um domínio familiar para um domínio não familiar.
COMO GERAR METÁFORAS ADEQUADAS NA INTERFACE?
Conscientes de que o objetivo da metáfora na interface é prover o usuário com um modelo do sistema com o qual deverá interagir, vários estudiosos do assunto propõem o uso de
metáforas em design através de um processo baseado nas seguintes etapas:
(1) entender a funcionalidade do sistema a ser criado;
(2) como nenhuma metáfora consegue modelar todos os aspectos da funcionalidade de um sistema, deve-se
identificar as partes mais difíceis para o usuário;
(3) metáforas que “suportem” o modelo requerido, devem ser geradas e avaliadas.
Na geração de metáforas candidatas, notar metáforas já implícitas na descrição do problema e procurar eventos reais, objetos ou organizações que incorporem algumas das características que os usuários acham difícil entender. Das metáforas geradas, escolher uma através da qual será expressa a funcionalidade do sistema, com base nos aspectos de estrutura, sua aplicabilidade, poder de representação, adequação à audiência e possibilidade de extensão.
VOCÊ É CAPAZ DE IDENTIFICAR BOAS METÁFORAS?
Analise as imagens a seguir. Depois, participe, postando em um comentário qual a finalidade representada por cada um destes ícones em uma interface, de acordo com sua percepção.
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ROCHA, Heloísa Vieira, BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani. DESIGN E AVALIAÇÃO DE INTERFACES HUMANO-COMPUTADOR. Instituto de Computação: UNICAMP, 2003.