quarta-feira, 25 de maio de 2011

NÚMEROS PRIMOS NA INFORMÁTICA - CRIPTOGRAFIA

Números primos são números inteiros que apenas são divisíveis por eles mesmos e 1, como no exemplo abaixo:

5 % 5 = 1
5 % 4 = ?
5 % 3 = ?
5 % 2 = ?
5 % 1 = 5
6 % 6 = 1
6 % 5 = ?
6 % 4 = ?
6 % 3 =2
6 % 2 = 3
6 % 1 = 5
É primoNão é primo

A interrogação foi colocada no exemplo nos resultados que não geram números inteiros. Pode-se observar que o número 5 é primo, pois tem apenas dois divisores, já o número 6 é composto, tem 3 divisores.

Na informática os números primos são utilizados na criptografia. Quando você acessa um banco, por exemplo, existe um sistema de criptografia que a partir de números primos gera chaves de segurança, não permitindo que pessoas não autorizadas descubra o que está sendo feito.

domingo, 22 de maio de 2011

METÁFORAS NO DESIGN DE INTERFACES

Até que ponto e como elas ajudam o usuário a interagir com sistemas computacionais?


Metáforas nos ajudam a construir modelos mentais sobre o artefato com o qual interagimos e, muitas vezes, nos permite usar conhecimento de objetos concretos, familiares e experiências anteriores para dar estrutura a conceitos mais abstratos.

Pessoas usando um software editor de textos pela primeira vez vêem similaridade com a máquina de escrever – ambos têm elementos em comum: um teclado, barra de espaço, tecla de retorno. Ambos têm, também, relações em comum: somente um caractere pode ser teclado por vez, ao pressionar-se uma tecla, o caractere
correspondente aparece em um meio visível, etc. Essa similaridade é que permite que o sujeito ative o modelo mental da máquina de escrever para interpretar e predizer como o editor de textos funciona. Elementos e relações são, portanto, carregados de um domínio familiar para um domínio não familiar.

COMO GERAR METÁFORAS ADEQUADAS NA INTERFACE?

Conscientes de que o objetivo da metáfora na interface é prover o usuário com um modelo do sistema com o qual deverá interagir, vários estudiosos do assunto propõem o uso de metáforas em design através de um processo baseado nas seguintes etapas:
(1) entender a funcionalidade do sistema a ser criado;
(2) como nenhuma metáfora consegue modelar todos os aspectos da funcionalidade de um sistema, deve-se
identificar as partes mais difíceis para o usuário;
(3) metáforas que “suportem” o modelo requerido, devem ser geradas e avaliadas.

Na geração de metáforas candidatas, notar metáforas já implícitas na descrição do problema e procurar eventos reais, objetos ou organizações que incorporem algumas das características que os usuários acham difícil entender. Das metáforas geradas, escolher uma através da qual será expressa a funcionalidade do sistema, com base nos aspectos de estrutura, sua aplicabilidade, poder de representação, adequação à audiência e possibilidade de extensão.

VOCÊ É CAPAZ DE IDENTIFICAR BOAS METÁFORAS?

Analise as imagens a seguir. Depois, participe, postando em um comentário qual a finalidade representada por cada um destes ícones em uma interface, de acordo com sua percepção.

1 -

2 -

3 -

4 -

5 -

6 -

7 -

8 -


ROCHA, Heloísa Vieira, BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani. DESIGN E AVALIAÇÃO DE INTERFACES HUMANO-COMPUTADOR. Instituto de Computação: UNICAMP, 2003.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

INTERNET 2: UM ADMIRÁVEL MUNDO NOVO!?

Você já ouviu falar da Internet 2!? Isso mesmo, uma nova Internet, que está em construção neste momento, enquanto você lê este texto.

A Internet2 é projeto de colaboração entre mais de 100 universidades americanas para desenvolver aplicativos de pesquisa e aprendizado avançados através da rede.  Como o ensino e pesquisa pode requerer multimídia em tempo real e consquentemente uma elevada taxa de transferência, uma das prioridades da I2 é prover estrutura suficiente para que isso aconteça.  Mas a I2 não é só isso, com ela pretende-se também desenvolver novos usos para a estrutura de internet e internet2 com propósitos educacionais.  Apesar de a Internet2 não ser vista como uma substituta para internet, seus organizadores esperam dividir suas descobertas com outros tipos de rede, incluindo a internet.  As instituições envolvidas pretendem ainda usar a internet para funções mais simples, como e-mail, newsgroups ou acesso à páginas da www.
(Fontehttp://www.dcc.ufrj.br/~schneide/es/2000/1/ex1/al10_23_a.htm)


E quais serão as possibilidades da Internet no futuro? Para ajudar você a visualizar este amanhã da era digital, assista à entrevista do Dr. Ivan Moura Campos, coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI):


Em sala de aula, nós já estudamos a origem da Internet e sabemos: ela começou como um recurso puramente acadêmico e depois espalhou-se pelo mundo afora, chegando ao que é hoje.

Entre as propostas da Internet 2, muitas estão relacionadas ao conceito de Web Semântica, o que significa também uma nova forma de construir o código XHTML/CSS. Da maneira como são feitos hoje, em sua maioria, torna impossível qualquer tentativa de estruturação de dados para gerar informações desejadas.

Você, como futuro profissional de Sistemas de Informação, está diretamente envolvido neste contexto histórico. Por isso, deve começar a se preparar desde já, pensando de forma bem crítica sobre esse assunto. 

De imediato, pesquise um pouco mais sobre a Internet 2 e responda aos seguintes questionamentos:
  1. Como o profissional deve se preparar para atuar neste novo paradigma, da Internet 2?
  2. Em sua visão profissional, que exigências poderão existir, na Internet 2, para que um site seja hospedado em um de seus servidores? 
Escreva suas respostas nos comentários desta postagem. Leia o que seus colegas escreveram e, se oportuno, comente também as suas opiniões. Não se esqueça de citar as fontes de sua pesquisa.

Bons estudos!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

META TAGS


As meta tags são uma ótima maneira para os webmasters fornecerem informações sobre seus sites a mecanismos de pesquisa. As meta tags são usadas para fornecer informações para todos os tipos de clientes e cada sistema processa somente as meta tags que entendem, ignorando as restantes. As meta tags são adicionadas à seção <head> da sua página em HTML, e geralmente têm esta aparência:

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN"
"http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd">

<html>

<head>

<META NAME="Descrição" CONTENT="Autor: A.N. Autor, Ilustrador: P. Picture, Categoria: Livros, Preço: £9.24, Tamanho: 784 páginas">

<META http-equiv="Content-Type" CONTENT="text/html; charset=iso-8859-1">

<META NAME="verificação-de-site-do-google" CONTENT="+nxGUDJ4QpAZ5l9Bsjdi102tLVC21AIh5d1Nl23908vVuFHs34="/>

<title>Exemplos de livros - livros usados de alta qualidade para crianças</title>

<META NAME="robots" CONTENT="noindex,nofollow">

O Google entende as seguintes meta tags (e itens relacionados):
<meta name="descrição" content="Uma descrição da página" />Essa tag fornece uma descrição breve da página. Em algumas situações, essa descrição é usada como parte de um snippet exibido nos resultados de pesquisa. Mais informações
<title>O título da página</title>Embora não seja tecnicamente uma meta tag, essa tag é frequentemente usada com a tag "descrição". O conteúdo dessa tag geralmente é exibido como o título nos resultados de pesquisa (e, claro, no navegador do usuário). Mais informações
<meta name="robots" content="..., ..." />
<meta name="googlebot" content="..., ..." />
Essas meta tags controlam o comportamento do rastreamento e da indexação dos mecanismos de pesquisa. A meta tag robots se aplica a todos os mecanismos de pesquisa, enquanto a meta tag "googlebot" é específica do Google. Os valores padrão são "index, follow" (o mesmo que "all") e não é necessário especificá-los. Nós entendemos os seguintes valores (ao especificar diversos valores, separe-os com uma vírgula):
  • noindex: impede que a página seja indexada
  • nofollow: evita que o Googlebot siga os links a partir desta página
  • nosnippet: evita que um snippet seja exibido nos resultados de pesquisa
  • noodp: evita o uso da descrição alternativa do ODP/DMOZ
  • noarchive: evita que o Google exiba o link Em cache para uma página
  • unavailable_after:[date]: permite que você especifique a hora e data exata para a interrupção do rastreamento e indexação dessa página
  • noimageindex: permite que você especifique que não deseja que sua página seja exibida como a página de referência para uma imagem exibida nos resultados de pesquisa do Google
Observe que é possível agora especificar essa informação no cabeçalho de suas páginas usando a diretiva de cabeçalho HTTP "X-Robots-Tag". Isso é útil principalmente se você deseja refinar o rastreamento e indexação de arquivos não-HTML, como gráficos e outros tipos de documentos.
<meta name="google" content="notranslate" />Quando reconhecemos que o conteúdo de uma página não está no idioma desejado pelo usuário, oferecemos um link para uma tradução nos resultados de pesquisa. Geralmente, isso oferece a oportunidade de fornecer seu exclusivo e atraente conteúdo para um grupo muito maior de usuários. No entanto, há situações em que isso não é o desejado. Essa meta tag diz ao Google que você não deseja que forneçamos uma tradução para essa página. Mais informações
<meta name="google-site-verification" content="..." />Você pode usar essa tag na página de nível superior do seu site para verificar a titularidade para as nossas Ferramentas para webmasters. Observe que, embora os valores dos atributos "name" e "content" devam corresponder exatamente ao que é fornecido por você (incluindo letras maiúsculas e minúsculas), não importa se você altera a tag de XHTML para HTML ou se o formato da tag corresponde ao formato da sua página. Mais informações
<meta http-equiv="Content-Type" content="...; charset=..." />Essa meta tag define o tipo de conteúdo e conjunto de caracteres da página. Verifique se o valor do atributo de conteúdo está entre aspas - caso não esteja, o atributo de conjunto de caracteres poderá ser interpretado incorretamente. Mais informações
<meta http-equiv="refresh" content="...;url=..." />Essa meta tag envia o usuário a um novo URL após um determinado período de tempo e, muitas vezes, é usada como uma forma simples de redirecionamento. Porém, nem todos os navegadores oferecem suporte a ela e pode confundir o usuário. O W3Crecomenda que essa tag não seja usada. Recomendamos o uso de um redirecionamento 301 no servidor.
Outros pontos a observar:
  • O Google lê tanto meta tags no estilo HTML quanto XHTML, independentemente do código usado na página.
  • Exceto no caso de "verificar", a distinção entre maiúsculas e minúsculas não é importante nas meta tags.
Essa não é uma lista exclusiva de meta tags disponíveis; você pode usar meta tags não listadas se elas forem importantes para seu site. Lembre-se apenas que o Google irá ignorar meta tags que não conhece.

FONTE: http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=79812

terça-feira, 3 de maio de 2011

LOOP INFINITO


O diretor disse à secretária:
- Vamos viajar para o exterior por uma semana, para um Seminário. Faça os preparativos da viagem!
A secretária faz uma chamada para o marido:
- Vou viajar para o exterior com o diretor por uma semana. Cuide-se, querido.
O marido liga para a amante:
- Minha mulher vai viajar para o exterior por uma semana, então nós vamos poder passar a semana juntos, meu docinho!
A amante liga para um menino a quem dá aulas particulares:
- Tenho muito trabalho, na próxima semana não precisa vir às aulas.
O menino liga para o seu avô:
- Vô, na próxima semana não tenho aulas, a minha professora estará ocupada. Vamos passar a semana juntos?!
O avô (que é o diretor desta história) liga para a secretária:
- Vou passar a próxima semana com o meu neto, então não vou participar daquele Seminário. Pode cancelar a viagem.
A secretária liga para o marido:
- O diretor da empresa mudou de idéia e acabou cancelando a viagem.
O marido liga para a amante:
- Não poderemos passar a próxima semana juntos, a viagem da minha mulher foi cancelada.
A amante liga para o menino das aulas particulares:
- Mudança de planos: esta semana vamos ter aulas como normalmente.
O menino liga para o avô:
- Vô, a minha professora disse que esta semana tenho aulas. Desculpe-me, não vai dar para fazer-lhe companhia.
O avô liga para a sua secretária:
- Meu neto acabou de dizer que não vai poder ficar comigo essa semana.
Continue com os preparativos da viagem ao seminário!